terça-feira, 25 de novembro de 2014

Tarte de Maçã

Bem, não sei se podemos chamar ''tarte'' a isto, sendo que ficou mais uma espécie de bolo supeeeer enqueijado! O objetivo não era esse, mas foi o que calhou por isso foi o que se comeu, e comeu-se muito bem! É ótimo para quem gosta dos bolos enqueijadinhos e sabe tão bem agora com o frio :)

Tirei a receita daqui e é o número 10, a minha fotografia não tem nada a ver com a que aparece aí, mas eu tive a brilhante ideia de fazer numa tarteira em vez de numa forma de bolos. E por isso, usei papel vegetal que ficou mal posto, logo deu-lhe essa forma, no mínimo, artística! Mas de sabor estava boa, por isso lembrem-se de não inventar como eu e untar uma forminha com manteiga e levar ao forno que sai uma maravilha ;)


sábado, 30 de agosto de 2014

Carne com Cogumelos

Apesar da foto não ser a coisa mais maravilhosa, a carne é muito saborosa!



Para esta receita é preciso carne (eu usei peru), pimenta preta, vinho branco, polpa de tomate, molho inglês, mostarda, sal, cebola, azeite e cogumelos.
Primeiro temperei a carne com sal e pimenta, em seguida meti um tacho com cebola picada e azeite a refogar, quando a cebola estiver dourada mete-se a carne cortada em bocadinhos e deixa-se ficar até a carne ganhar cor. Depois juntei meio copo de vinho branco e uma colher de sopa de polpa de tomate. Por fim, juntei uma colher de chá de molho inglês e uma de mostarda e os cogumelos. Deixa-se ficar a carne mais 10 minutos e está pronto a servir :) 
PS: convém informar que eu meto os ingredientes ''a olho'' por isso e dependendo da quantidade de carne, o resto também varia.
Espero que alguém se delicie com esta receita! 

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Filetes de Pescada

Estou de volta com mais uma receitazinha, desta vez da minha sogra :)

Filetes de pescada (congelados) com puré!

Então como é que esta maravilha se faz? É preciso: filetes (quantidade necessária), azeite, vinho, polpa de tomate, cebola, alho, salsa, sal, leite e batatas.

 Primeiro tempera-se os filetes depois numa tigela faz-se um molho com o azeite, o vinho, a polpa de tomate e o alho; metem-se os filetes num tabuleiro (podem untar com azeite o fundo para não pegarem), mete-se o molho feito anteriormente por cima e leva-se ao lume. 
Para o puré é só meter as batatas a cozer com sal, podem meter passado um pouco de os filetes estarem no forno (porque os filetes demoram mais que o puré a fazer), depois das batatas cozidas trituram-se (costumo usar a varinha mágica), põe-se um bocado de leite e vai se mexendo até ter a consistência que queremos. No puré gosto de pôr também noz moscada, dá um sabor muito melhor.

Vão espreitando os filetes e quando estiverem a ficar dourados podem tirar :) 

Bom apetite!

sábado, 19 de julho de 2014

Hamburgers de Frango com Curgete

Há montes de tempo que não venho aqui! Nem sei bem porquê, tenho cozinhado todas as semanas (várias vezes por semana até), talvez pelo fato de este blog ter começado por ser um blog de ''doçaria'' e entretanto ter mudado para outra ''freguesia''! 
 Ando numa onda mais saudável e a ter mais cuidado com o que como. Como tal deixo aqui uma receita FANTÁSTICA: hamburgers de frango com curgete, provei e adorei (agora não quero outra coisa).
Cá vai: 
- carne picada de frango (quantidade necessária)
- curgete
- pimenta preta
- sal

Tempero a carne picada com pimenta preta e sal, pico curgete, misturo à carne, faço uns hamburgers com a mão (não aconselho a fazer muito grossos se não queimam por fora em vez de cozinharem por dentro) e meto naquela placa (tipo frigideira) para grelhar! Neste caso acompanhei arroz de chouriço porque tinha o chouriço aqui a estragar-se), podem acompanhar com outra coisa claro :)

Inspirei-me numa receita de outro blog ( http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/ ) aconselho a ver, é muito bom :) 

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Bacalhau à Brás

Esta quinta feira fiz bacalhau à Brás para o jantarinho, foi a primeira vez mas ficou muito bom! Como foi uma decisão à última da hora faltaram as azeitonas e a salsa mas pronto comeu-se muito bem na mesma :)

Receita: para esta quantidade, que não foi muita, piquei meia cebola (grandinha), azeite, e alho num tacho para fazer o refogado, cozi (antes de fazer o refogado) 3 postas de bacalhau, e desfiei, meti o bacalhau no refogado, deixei um pouco (ir mexendo), juntei meio pacote de batatas fritas palha, 3 ovos batidos e mexi tudo muito bem ate as batatas ficarem moles e ja está :)


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Jantar e sobremesa :)

Tenho andado distante, não tenho cozinhado como gostava devido a certos acontecimentos menos bons que ocorreram mas sempre que puder venho aqui pôr uma fotozinha do que tenho feito :)

bolinho de cenoura e frango com batatas no forno, uma delicia