domingo, 27 de setembro de 2015

Shepherd's Pie!

Um dia destes andava à procura de receitas que tivessem mais legumes porque é algo em que tenho uma grande falha e deparei-me com esta receita. Gostei do aspecto e da maioria dos ingredientes mas não os tinha a todos em casa por isso tive que a alterar um bocado. Além disso, sou uma rapariga de carne e não me ia convencer a mim própria sem um bocadinho que fosse, portanto aqui vai a lista de ingredientes:


  • cebola picada 
  • cenoura picada 
  • courgette picada
  • uma lata (pequena) de cogumelos
  • tomates congelados sem pele
  • feijão-verde
  • salsichas em lata
  • 5/6 colheres de sopa de molho inglês
  • 2/3 colheres de sopa de ketchup
  • 400ml de água 
  • sal e pimenta
  • azeite para o refogado
  • batatas para fazer puré 
  • leite (também para o puré)
  • noz moscada 

Se compararem com a receita do site que coloquei em cima podem ver que não usei beringela, alho-francês, ervilhas, o leite de arroz e os cogumelos frescos. Substitui as ervilhas pelo feijão-verde (porque não tinha ervilhas), os cogumelos frescos pelos da lata, o leite de arroz por leite normal e acrescentei as salsichas.

Para começar põem-se as batatas a cozer com um bocado de sal. 

Em seguida refoguei a cebola. Depois de refogar a cebola pus o feijão-verde. Passados dois minutos coloquei o molho inglês, a cenoura e a courgette e deixei cozinhar 5min (como diz na receita). Passados os 5min juntei os cogumelos e temperei com o sal e a pimenta e deixei cozinhar 10min. Por fim, juntei os tomates, o ketchup e a água e deixei cozinhar 10 min. Ao fim dos 10min, juntei as salsichas cortadas às rodelas e deixei ficar mais 5min.

Depois das batatas cozidas, escorrem-se, junta-se o leite e a noz moscada a gosto e faz-se o puré.

No fim de tudo feito, põe-se primeiro o recheio (guisado se quiserem chamar) num pirex de ir ao forno e por cima o puré. Vai ao forno até ficar com o puré tostadinho (ou como gostarem).

Em relação às quantidades, eu faço a olho, a receita dela pareceu-me pouco para três pessoas então dupliquei a quantidade da água, acrescentei mais de ketchup e molho inglês e os outros ingredientes (cenoura, courgette, salsichas, etc) vou cortando e vejo se quero mais ou não.





Com isto tudo, devo dizer que as salsichas não me fizeram falta nenhuma ;) é uma receita espetacular mesmo para quem não é fã de legumes e por isso acho ideal para crianças :)

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Bolo de Chocolate Húmido


  Estava a morrer por um bolo de chocolate húmido há montes de tempo! Mas quando fui para fazer só haviam receitas de bolos que levavam chocolate em pó e eu só tinha de culinária em tablete.
 Depois lembrei-me: o petit gateau não leva chocolate em pó! Foi a minha melhor ideia ahah


 Fui à procura de receitas e encontrei esta. Fiz uma alteração na quantidade de manteiga e percebi que o tempo no meu forno também não é o mesmo portanto passo a receita para aqui.

Ingredientes:


  • 5 ovos
  • uma tablete de chocolate para culinária 
  • 300 gr de açúcar
  • 150 gr de farinha
  • 1 colher de chá de fermento 
  • meio pacote de manteiga (na receita diz 250 gr mas eu não queria usar tanta manteiga e portanto usei só metade do pacote - 125 gr)

Primeiro, como diz na receita, derreti o chocolate com a manteiga no lume. Cuidado para não queimar, vão mexendo. Depois deixei o chocolate de parte e pus os ovos e o açúcar numa taça e bati. 

De seguida juntei o chocolate, voltei a bater. 

Por fim misturei o fermento com a farinha, peneirei e juntei à massa. Bati até fazer bolhinhas e pus na forma já untada com manteiga e farinha. 


 Liguei o forno nos 170º como a receita diz e pus o temporizador para os 25 minutos. Mas todos os fornos são diferentes e por isso, em vez de um petit gateau saiu-me um bolo de chocolate húmido mas que estava maravilhoso! De qualquer forma, se quiserem um petit gateau, deixem no forno entre 15 a 20 minutos (é uma questão de ir vendo, o bolo tem que estar feito por fora mas "abanar" por dentro).


Espero que esta receita faça alguém muito feliz como me fez a mim! PS: com um copo de leite fica fantástico :)



quarta-feira, 29 de julho de 2015

Esparguete com Bacon e molho de tomate

Esta receita é fantástica, nunca tinha feito e adorei!! É uma maravilha, a sério.

Não tinha nada feito para o jantar e nada descongelado para fazer portanto as opções eram: bacon com qualquer coisa ou atum! Não sou fã de atum por isso virei-me para o bacon, mas não havia natas para fazer carbonara. Vi umas receitas para saber se havia alguma hipótese de fazer um molho de tomate que não fosse feito com polpa de tomate e que ficasse bem com o bacon então o resultado foi este:


A foto não está grande coisa, mas nem a tirei com intenção de a colocar aqui, foi só para mostrar ao meu namorado mas ficou tão bom que tinha que partilhar. Rápido e fácil de fazer é aquilo a que chamo "comida de universitário"!

Então vamos à receita: é preciso tomate, pimenta, esparguete, bacon, cebola e azeite. 

Primeiro coze-se a massa, há quem ponha sal, manteiga ou azeite, eu não meto nada (porque tem o molho) - mas cada um faz como gosta óbvio. 
Corta-se o bacon. 
Pica-se a cebola. 
Fazem-se dois cortes no tomate em baixo (em forma de cruz por exemplo). E põe-se um tacho com água ao lume. 
Quando a massa estiver quase feita, coloca-se um pouco de azeite numa frigideira, junta-se a cebola picada e deixa-se refogar. Depois de refogado, junta-se o bacon. 
Entretanto a água do tacho já está a ferver, coloca-se o tomate lá dentro. Quando o tomate ficar mole e com a pele enrugada, retira-se. Corta-se o tomate em cubos e retiram-se as sementes e a pele. Deixa-se o bacon fritar (aproximadamente dez minutos) e junta-se o tomate, tempera-se com pimenta (não costumo colocar sal no bacon pois já é salgado) e deixa-se ficar dez minutos ao lume. Durante os dez minutos mexe-se de vez em quando e ajuda-se a partir os cubos de tomate se for necessário. Quando o tomate tiver derretido e feito um molho, está pronto! Escorre-se a massa e junta-se ao bacon na frigideira, mistura-se e serve-se :)